Ligue AgoraDetalhes

Marido de Aluguel para Blumenau - 98804-1306

Blog da Fix Marido de Aluguel, com dicas sobre diversos e Blumenau.

O que Fazer com Barulho no Condomínio em Blumenau

0

Veja o que fazer quando o barulho dos vizinhos incomodacondominio-barulho

Ruídos provenientes de apartamentos vizinhos causam grande incômodo para quem vive em condomínio em Blumenau, então o que posso fazer?

Veja alguma passos que podem ajudar:

  1. Leia as normas do condomínio;
  2. Fale amigavelmente com seu vizinho, informe sobre o barulho que lhe incomoda (muitas vezes o vizinho nem sabe que está incomodando);
  3. Relate no livro de ocorrências se mesmo depois do passo 2 os barulhos continuarem;
  4. Informe o síndico para notificar o vizinho do barulho e solicite providências;
  5. Se a convenção do condomínio permitir aplicar multas até que o problema seja resolvido;
  6. E por último se nada acima resolver procurar o juizado de pequenas causas com todos o registros dos passos anteriores.

É bem provável que já na primeira conversa o problema seja resolvido, mas é claro que é necessário calma, cordialidade e muita diplomacia nestes assuntos. Se os problemas persistirem e passarem do  passo fique ciente que é provável que seu vizinho fique furioso, de qualquer forma, se você nunca falar nada pode acabar com problemas pessoais de qualquer forma, então faça uma boa avaliação antes de tomar as atitudes acima.

claro que é necessário calma, cordialidade e muita diplomacia nestes assuntos…

Dúvidas comuns referente a este assunto:

Dúvida 1: Tenho um vizinho que faz barulho de madrugada. Já conversamos, notificamos, multamos e nada. O que fazer?
Resposta: Se todas as medidas já foram adotadas e ainda assim ele continua descumprindo o regulamento e incomodando as pessoas, o último passo é ir para o poder judiciário. É possível entrar com ação pedindo indenização ou com outro tipo de ação que é chamada de “obrigação de fazer” para que ele seja obrigado a manter o silêncio. Outra alternativa é o síndico aplicar uma multa mais pesada, que pode custar até dez vezes o valor do condomínio, para o chamado comportamento antissocial.

Dúvida 2: Barulho de passos, batidas de portas e gavetas durante a noite são motivos para reclamação? Se sim, como provar isso?
Resposta: É um caso delicado de provar, já que esses barulhos são inerentes à vida dentro do apartamento, mesmo se for à noite. Então, se for um barulho da vida cotidiana, algo rotineiro, que não seja excessivo, não é motivo para reclamar. Se for um abrir e fechar de gavetas muito pesado, passos de salto alto em um piso de madeira de madrugada, aí sim é motivo para reclamar. Você seguir os passos: tentar conversar, pedir ajuda ao síndico e, em último caso, notificar formalmente. Mas nestes casos mais leves, uma boa conversa pode resolver. A prova para o caso pode ser com gravação e testemunha que, neste caso, é sempre a melhor.

Dúvida 3: O síndico pode cobrar uma multa mesmo sem o caso ir para justiça?
Resposta: O síndico pode cobrar multa mesmo antes do caso ir para a Justiça, ele tem esse poder. Isso está previsto na lei, na convenção de condomínio. O dever do síndico é zelar pela ordem no condomínio, então, em um caso mais sério, ele pode sim aplicar a multa, independente de ter a ação judicial.

E se é você que está fazendo barulho?

Arrastar móveis, abrir e fechar as janelas vigorosamente, deixar cair objetos, realizar trabalhos ou Hobbies barulhentos em horários de silêncio, caminhar com saltos altos, plataforma de madeira ou solados barulhentos, realizar limpezas noturnas, consertos e arrumações, falar ao celular na sacada, além de inúmeras outras situações são atitudes igualmente indelicadas para com os vizinhos, especialmente se eles estão tentando dormir.

Então reveja seus comportamentos e medite sobre as ações que deve tomar para amenizar qualquer barulho. Adote métodos que possam minimizar os ruídos, evite aborrecimento. Todos ganham com uma convivência harmoniosa.

So, what do you think ?